Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Um blog de partilhas. Um sitio onde se fala de filmes, música, livros, exposições e de tudo aquilo que sublime os sentidos. Sugere-se e anseia-se, pelo olhar de quem usa e consome a arte sem ter a arte de uma especialista.

13
Ago11

Henry's Crime

por psipsina

Henry (Reeves) é um homem sem ambição, sonhos ou objectivos, mas desperta quando se torna num participante involuntário de um roubo mal concebido a um banco. Em vez de dar os nomes dos verdadeiros ladrões, Henry assume a culpa e vá para a prisão. Na prisão, ele conhece Max (Caan), um condenado que ajuda a pôr uma idéia na mente de Henry que irá mudar a sua vida para sempre. (Tvecinema)

 

Um filme em que tudo é tão inverosímel, que vê-lo é uma perda de tempo. A inverossimilhança não é para todos, nisso Woody Allen é mestre e qualquer semelhança resulta, quase sempre, em fracasso.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

13
Ago11

Rien à declarer

por psipsina

As peripécias entre Ruben, um guarda fronteiriço belga anti-franceses que vê o fim das fronteiras como um ultraje à memoria dos seus antepassados, e Mathias, um francês que guarda a mesma fronteira, que terá de conquistar a simpatia de Ruben se quiser casar com a sua irmã. Pelo meio as dificuldades de quem ganhava a vida em plena "terra de ninguém" quer fosse de forma legal ou através de contrabando.

Uma comédia que nos faz largar umas boas gargalhadas mas nada mais que isso. A fazer lembrar as comédias com Louis de Fùnes.

Autoria e outros dados (tags, etc)

11
Ago11

The Experiment

por psipsina

Do criador de “Prison Break”,  o filme conta a história de uma prisão provisória que é transformada num laboratório de pesquisa durante duas semanas. Vinte homens são contratados para serem prisioneiros ou guardas. O objectivo de tudo isto é científico: os cientistas querem saber como estes homens reagem a penas leves, sem o uso de violência. Os participantes têm uma série de regras que têm de seguir senão a experiência é terminada e ninguém é pago. O que começa como algo aparentemente simples e fácil acaba por sair do controle de ambos os lados: dos supostos guardas e dos prisioneiros. (fonte: BestCine).

Vi este filme pois gosto de filmes passados em prisões, talvez por nesses filmes, cada personagem joga com o que tem, e nada mais. Mas este filme desiludiu-me bastante pois não só perde costantemente ritmo como muitas personagens são pouco credíveis. Muito prevísivel  mas sempre à espera de uma surpresa que  nunca chegou a acontecer.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

02
Ago11

Ajami

por psipsina

 

 

Ajami é um dos bairros mais perigosos da cidade de Jaffa, onde israelitas e palestinianos convivem e vivem no mesmo espaço. Neste mundo várias histórias que à partida pareciam diferentes vão-se cruzar. Omar Nasri e seu irmão mais novo, são alvo da vingança de um clã rival pois o tio deles disparou sobre um dos seus membros. Para que a vingança termine, Omar precisa de arranjar uma grande quantidade de dinheiro. Malek trabalha ilegalmente num restaurante e também precisa de dinheiro para pagar a operação da sua mãe. Dando é um policia israelita atormentado pela morte do seu irmão, procura um rosto para a sua vingança. As suas histórias vão-se cruzar, para o bem e para o mal. 

É um filme que retrata bem a falsa convivência entre judeus, muculmanos e cristão. Um micro-cosmos do mundo. Vale a pena ver mas desde já aviso, vai chocar. Narrativa semelhante à usada por Iñarritu que é uma excelente opção para o objectivo do realizador.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

31
Jul11

Tulpan

por psipsina

Nas estepes do Cazaquistão vive o jovem Asa (Askhat Kuchinchirekov) com a sua irmã Samal (Samal Eslyamova) e o seu cunhado Ondas (Ondas Besikbasov). Ondas é um homem duro, cuja vida como pastor o tornou solitário e de poucas falas. Já Asa é delicado e sonhador. Recentemente regressado da Marinha russa, tenta reencontrar o seu lugar dentro da comunidade cazaque: ser pastor e casar com uma mulher que o ame e cuide dele para o resto da sua vida. Mas, para que isso seja possível, terá de conquistar a simpatia de Tulpan, a única rapariga disponível de toda a planície. Porém, o amor entre os dois parece não querer acontecer e o jovem vai ter de encontrar uma outra maneira de encontrar a felicidade... (Público).

Um filme interessante mas não magnifico, permites conhecer um pouco a vida dos pastores desta zona do globo. Talvez por isso, muitas vezes, se confunda com um documentário. Uma visão poética da vida vida destes nómadas cujas vidas se entrelaçam com as dos seus animais, numa relação de próximidades extrema. Muitos momentos sentimos que estamos a ver uma realidade de décadas atrás mas não, trata-se de vidas bem perto, temporalmente, das nossas. Em tom de comédia, vamos atravessando as vidas destas personagens bem simples e transparentes. Mas no final, parece que falta qualquer coisa, que a narrativa podia ter outro ritmo ou outro desenvolvimento, mas não, não podia, pois assim é a vida destes povos, uma constante repetição, uns ciclos metidos noutros, o casamento, os filhos, a procura de pastagens, a época de nascimentos das ovelhas, a chegada da água, a procura de noiva ...

Vale a pena ver, mas atenção a quem é muito sensível à cinematografia de paises terminados em ão e que  inclui muito pó, cabras e caminhos de pedra e terra batida.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

31
Jul11

La piel que habito

por psipsina
Este é um filme que aguardo com alguma ansiedade, porque se trata de um filme de Almodóvar, porque tem a excelenete Marisa Paredes, e porque, finalmente, não tem a Penélope Cruz.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

29
Jul11

 

Mystic River , RTP1, às 00 horas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

28
Jul11

Selecção oficial, competição, do 68º Festival do Filme de Veneza (anunciada há pouco)

The Ides of March, George CLOONEY - EUA (filme de abertura)

Tinker, Taylor, Soldier, Spy, Tomas ALFREDSON - Grã Bretanha, Alemanha

Wuthering Heights, Andrea ARNOLD - Grã Bretanha

Texas Killing Fields, Ami Canaan MANN - EUA

Quando La Notte, Cristina COMENCINI - Itália

Terraferma, Emanuele CREALESE - Itália, França

A Dangerous Method, David CRONENBERG - Alemanha, Canadá

Last Days on Earth, Abel FERRARA - EUA

Killer Joe, William FRIEDKIN - EUA

Un Été Brulant, Philippe GARREL - França, Itália, Suiça

Taojie (A Simple Life), Ann HUI - China, Hong Kong

Hahithalfut (The Exchange), Eran KOLIRIN - Israel, Alemanha

Alps, Yorgos LANTHIMOS - Grécia

Shame, Steve MCQUEEN - Grã Bretanha

L'Ultimo Terrestre, Gian Alfonso PACINOTTI - Itália

Carnage, Roman POLANSKI - França, Alemanha, Espanha, Polónia

Poulet aux Prunes, Marjane SATRAPI, Vincent PARONNAUD - França, Bélgica, Alemanha

Faust, Aleksander SOKUROV - Rússia

Dark Horse, Todd SOLONDZ - EUA

Himizu, Sion SONO - Japão

Seediq Bale, TE-SHENG Wei- China, Taiwan

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

28
Jul11

Sugestão

por psipsina

 

Não é um livro novo, nem sequer uma reedição mas vale a pena ter por casa. Uma análise a uma mão cheia de realizadores contemporâneos de todo o mundo. E atenção, não se trata dos acomodados realizadores americanos mas sim dos jovens e com especial preponderância pelos Europeus e pelos meus amados Sul Americanos e Asiáticos. Um livro cheio de cinamatografias para descobrir e uma desculpa para fugir aos mesmos de sempre. Uma mão cheia de sugestões para que o silly se fique pela season e não por nós.

Comprei-o por 15 € numa dessas feiras de livros que, por agora, aparecem perto de nós.

Autoria e outros dados (tags, etc)

26
Jul11

Winter's Bone

por psipsina

A viver nas montanhas Ozark, no estado norte-americano do Missouri, com um pai traficante de drogas e uma mãe incapacitada devido a uma depressão profunda, Ree Dolly (Jennifer Lawrence), de 17 anos, é a alma da família e o único apoio de Sonny (Isaiah Stone) e Ashlee (Ashlee Thompson), os seus irmãos mais novos. O seu pai, depois de dar a casa como fiança num negócio obscuro, desapareceu sem deixar rasto e é procurado pela polícia. Agora, para não perder a casa onde vive, Ree terá de encontrar o pai, nem que para isso tenha de percorrer todos os recantos das montanhas. Nessa busca incessante pelos lugares prováveis e improváveis, todos a tentam dissuadir, mas a rapariga tem um único objectivo em mente: proteger a sua família, custe o que custar. Adaptação do romance homónimo do escritor americano Daniel Woodrell, o filme tem a realização de Debra Granik (Cinecartaz).

É o melhor filme que vi nos últimos tempos. Uma América quase desconhecida aos olhares dos realizadores, ambientes e personagens que vivem à margem da sociedade e da lei. Todas as personagens são imperfeitas que criaram um código próprio para as suas relações como se se tratasse de diferentes povos que habitam as mesmas montanhas e vales sob uma mesma lei. Nada é visualmente bonito, a atenção foca-se no que não se ouve ou vê, naquilo que cada personagem sente. Inevitável, aos 9 minutos já estarmos bem embrenhados e a adorar aquelas crianças que são a ínica coisa doce que se vê em 1 hora e 40 minutos de filme.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D